AmbienteViseu

PAN questiona o Ministério do Ambiente sobre as descargas poluentes no Rio Criz

O PAN Viseu recebeu várias denúncias de cidadãos do município de Tondela, que alegam que as indústrias situadas junto ao rio Criz, especialmente na zona de Dardavaz e na zona Industrial da Adiça (ZIM), se encontram a fazer descargas de efluentes, causando uma contaminação do rio e consequentemente das águas da barragem da Aguieira e dos solos circundantes. Para além das descargas das indústrias, os cidadãos alegam que é visível que a ETAR situada na Adiça não se encontra a funcionar correctamente, uma vez que a água do rio apresenta frequentemente coloração e cheiro desagradável. Verifica-se, ainda um decréscimo considerável na biodiversidade do rio, uma vez que já não se avistam trutas nem anfíbios.

Face a estas denúncias, membros da Comissão Política Distrital do PAN de Viseu e da Comissão Política Nacional do PAN, visitaram o local, onde reuniram com cidadãos de Dardavaz. No seguimento desta visita, o PAN solicitou de imediato esclarecimentos ao presidente da Câmara de Tondela e o deputado André Silva colocou questões ao Ministério do Ambiente e da Transição Energética (MATE), questionando sobre o conhecimento da alegada contaminação do Rio Criz e quais as medidas que estão a ser adoptadas para regularizar a situação. O PAN quer ainda saber se têm sido efectuadas fiscalizações às empresas situadas junto ao rio Criz e à ETAR da ZIM da Adiça e conhecer os resultados destas fiscalizações. O PAN questionou ainda o MATE acerca das medidas que pretende colocar em curso para eliminar esta problemática definitivamente.

A ser verdade, estamos perante um grave problema ambiental que compromete perigosamente a saúde pública e que é necessário resolver urgentemente.