Almada

Requerimento – Concurso Gastronómico “Sabores de Almada” 2019

Razão pela qual a Câmara Municipal de Almada não seguiu a recomendação aprovada pela Assembleia Municipal de Almada onde se pedia a inclusão no Concurso “Sabores de Almada” da categoria “Cozinha Vegetariana”, bem como do prémio “Melhor Prato Vegetariano”?

A Representação Municipal do Partido Pessoas-Animais-Natureza apresentou, na sessão ordinária da Assembleia Municipal de Almada de 28, 29 e 30 de novembro de 2018, a recomendação intitulada “Redução da Pegada Ecológica do Concelho de Almada” que foi aprovada por maioria. Nesta recomendação, o ponto onde se propunha a inclusão no Concurso Gastronómico “Sabores de Almada”, promovido pela Câmara Municipal de Almada, da categoria “Cozinha Vegetariana”, bem como a criação de um prémio para o “Melhor Prato Vegetariano”, foi aprovado por unanimidade.

Apesar desta aprovação por unanimidade na Assembleia Municipal, constatamos que a 15ª Edição do Concurso Gastronómico “Sabores de Almada”, que decorreu entre os dias 6 de maio e 24 de junho, teve três categorias a concurso: “Cozinha Tradicional Portuguesa”; “Cozinha de Autor” e “Cozinha Internacional”, deixando de fora a “Cozinha Vegetariana”. Pode ler-se ainda na divulgação do concurso que este pretende “promover a qualidade e a diversidade da gastronomia do concelho, principalmente na sua vertente turística, mas também como património cultural”.

A exclusão do concurso da categoria “Cozinha Vegetariana” não só é contrária à promoção desta diversidade, deixando de fora uma parte significativa dos almadenses que seguem uma dieta vegetariana, como também é contrária aos esforços empreendidos pelo município no problema das alterações climáticas. O estudo científico apresentado na recomendação, numa parceria entre a ZERO – Associação Sistema Terreste Sustentável, a Global Footprint Network e a unidade de investigação GOVCOPP da Universidade de Aveiro, aponta o consumo de peixe e carne como a principal causa da grande Pegada Ecológica, realçando que a alimentação e as escolhas alimentares são as principais responsáveis pela elevada Pegada Ecológica do Concelho.

A inclusão da categoria “Cozinha Vegetariana” no concurso gastronómico seria uma mais valia para o concelho, não só porque todos os almadenses e visitantes se sentiriam assim convidados a participar, independentemente do seu regime alimentar, uma vez que existiriam opções para todos, mas também porque reforçava o compromisso que o município assumiu no combate às alterações climáticas.

Assim, e ao abrigo do disposto na alínea j) do n. º1 do artigo 14.º do Regimento da Assembleia Municipal de Almada, vimos solicitar que Vossa Excelência se digne diligenciar junto da Câmara Municipal de Almada a obtenção dos seguintes esclarecimentos:

1) Razão pela qual a Câmara Municipal de Almada não seguiu a recomendação aprovada pela Assembleia Municipal de Almada onde se pedia a inclusão no Concurso “Sabores de Almada” da categoria “Cozinha Vegetariana”, bem como do prémio “Melhor Prato Vegetariano”?

Com os melhores cumprimentos,

Almada, 20 de agosto de 2019


Pessoas –Animais –Natureza
Artur Alfama
(Deputado Municipal do PAN)

Resposta da Câmara Municipal de Almada: PDF