Requerimento – Corte e abate de árvores que se encontra a decorrer no Parque Florestal de Monsanto
De acordo com o que nos foi possível apurar o Plano de Gestão Florestal do Parque Florestal de Monsanto encontra-se em fase de consulta pública.
Embora o Grupo Municipal do PAN entenda que têm de ser feitas ações de limpeza do Parque Florestal de Monsanto, com o objetivo de controlo de combustíveis, chegaram até nós imagens que não podem deixar de nos preocupar pois parecem ultrapassar largamente o que se entende por limpeza da floresta e de mato.
Não menos preocupante é o facto de estarem a deixar no local o material proveniente do corte das árvores e das podas, que é altamente combustível.
Recordamos a importância do Parque Florestal de Monsanto, sendo fundamental a preservação e gestão adequada à manutenção do único pulmão verde que subsiste na cidade.
Deste modo e pelos motivos atrás expostos, vem o Grupo Municipal do PAN requer a V.ª Ex.ª que se digne, nos termos da alínea g) do artigo 15º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, solicitar à Câmara Municipal de Lisboa esclarecimento escrito sobre as seguintes questões:
1 – Que árvores estão a ser abatidas e em que quantidade?
2- Que plano está a ser seguido para as atuais limpezas?
Lisboa, 7 de abril de 2020.
O Grupo Municipal
Pessoas – Animais – Natureza
Miguel Santos – Inês de Sousa Real