Denúncia referente a situação de senhora idosa e acamada
No seguimento de um apelo que foi remetido ao Grupo Municipal do PAN, tomámos conhecimento do caso de que uma senhora idosa, com 92 anos de idade, que vive sozinha numa casa na Alameda, encontrando-se igualmente acamada e sem qualquer tipo de apoio familiar.
Neste sentido, é a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que se desloca diariamente a casa desta senhora em dois momentos: de manhã, a fim de lhe prestar os cuidados de higiene básicos, e ao final da tarde para o jantar, sendo que o resto do tempo permanece numa cama absolutamente sozinha, dia e noite, sem se conseguir levantar.
Contactada a Misericórdia da Penha de França pela pessoa que nos remeteu este apelo, foi por aquela comunicado que tal situação é normal e que muitos dos utentes da referida zona vivem nas mesmas condições.
Contactado também o Delegado de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, não houve qualquer resposta.
Em face do exposto, vem o Grupo Municipal do PAN requer a V.ª Ex.ª, nos termos da alínea g) do artigo 15º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, que solicite à Câmara Municipal de Lisboa esclarecimento escrito sobre se o Departamento para os Direitos Sociais tem conhecimento da situação acima descrita, tendo em vista prestar uma informação acessível e personalizada sobre os direitos, benefícios e recursos existentes, no âmbito da sua missão de apoio aos munícipes residentes na cidade de Lisboa e que se encontram em situação de vulnerabilidade como a exposta.
Lisboa, 21 de maio de 2019
O Grupo Municipal do Pessoas – Animais – Natureza
Miguel Santos Inês de Sousa Real