O mural “Linguagem das Flores” da artista Jacqueline de Montaigne foi eleito como um dos 100 melhores murais de 2022 pela Street Art Cities, a maior comunidade digital de arte urbana, num ranking que inclui trabalhos de 92 cidades e 30 países diferentes.
Jacqueline Montaigne nasceu em Benfica e formou-se em Ciências da Saúde, mas os pincéis e as tintas sempre coloriram a sua vida.
Inspirada pelo avô, que era pintor botânico, foi aos 37 anos que pintou o primeiro mural, contando já com 80 murais em pouco mais de cinco anos. Saber a história do local, assim como a fauna e flora que compõe a sua essência, fazem parte de um processo de conhecimento para contar uma história, ilustrada em ponto grande.
Na “Linguagem das flores” expressa-se uma mensagem de amor, pois como a própria artista explica “Antigamente, as flores eram utilizadas para enviar mensagens de amor que não podiam ser ditas ou pronunciadas”. No mural, as flores traduzem vários sentimentos. As camélias representam a saudade, as dálias o compromisso e as flores de hera a lealdade.
Também as andorinhas figuram nos elementos que se repetem ao longo das narrativas dos murais da artista, expressando identicamente uma mensagem de amor e fidelidade, pois são pássaros que regressam ano após ano ao mesmo ninho.
Numa nomeação inédita para uma artista mulher portuguesa, é um orgulho para Lisboa acolher as suas obras a céu aberto, que florescem nos muros, por vezes, sem vida.
Face do exposto, vem o Grupo Municipal do PAN, propor que a Assembleia Municipal de Lisboa, na sua Sessão Ordinária de 28 de fevereiro de 2023, delibere:
1 – Saudar a artista Jacqueline de Montaigne pelo seu trabalho e pela nomeação do mural “Linguagem das Flores” como um dos 100 melhores murais de 2022;
2 – Felicitar e saudar todas e todos os artistas de Street Art que transformam Lisboa num atelier a céu aberto;
3 – Dar conhecimento deste voto à artista Jacqueline de Montaigne e à Because Art Matters.
Lisboa, 14 de fevereiro de 2023
O Grupo Municipal
do Pessoas – Animais – Natureza
António Morgado Valente
(DM PAN)
Este Voto foi aprovado com a abstenção do Chega e Voto Contra do CDS-PP.
Foto de Jacqueline de Montaigne