Voto de Saudação pelo Dia Internacional do Bombeiro

Após a trágica morte de cinco bombeiros num incêndio na Austrália em 1999, o dia 4 de maio foi decretado como o Dia Internacional do Bombeiro.


O Grupo Municipal do PAN quer expressar a nossa gratidão a estas mulheres e a estes homens que, altruisticamente e com o maior espírito de missão, arriscam as suas vidas em prol do bem-estar comum e da segurança de pessoas, dos seus bens, dos animais e da natureza, combatendo, ano após ano, os incêndios que dramaticamente atingem o nosso país, os incêndios em contexto urbano, as evacuações para as quais são chamados, a limpeza das estradas após acidentes rodoviários, o transporte de pessoas para hospitais e centros de saúde e tantos outros trabalhos imprescindíveis à sociedade.


Mesmo em condições adversas, pelo espírito solidário, de abnegação e de dedicação, os Bombeiros executam o seu trabalho, muitas vezes com parcos recursos ou instalados em quartéis degradados, conduzindo e fiando-se viaturas obsoletas, penalizados por falta de equipamentos adequados de proteção e ausência de recursos humanos.

Dado o exposto a Assembleia Municipal de Lisboa, reunida em 10 de maio de 2022, ao abrigo do disposto no artigo 25.4, n.º 2, alínea k) do Anexo I da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, delibera:

  1. Saudar e homenagear todas e todos os Bombeiros, em particular as/os que integram o Regimento de Sapadores de Bombeiros e as Corporações de Bombeiros Voluntários de Lisboa, pela sua ação, empenho e dedicação, não apenas em Lisboa, mas também no combate aos incêndios que têm assolado o país;
  2. Saudar e homenagear todas e todos que não sendo Bombeiras/os, participam no combate aos incêndios e no socorro das populações, dos animais e da natureza;
  3. Manifestar solidariedade e pesar para com as/os Bombeiras/os feridas/os ou que perderam as suas vidas no exercício das suas funções:
  4. Manifestar solidariedade e pesar para com as comunidades e pessoas dramaticamente atingidas pelos incêndios;
  5. Dar conhecimento do presente voto aos quarteis de bombeiros de Lisboa, à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lisboa e à Associação Nacional de Bombeiros Profissionais.

Lisboa, 10 de maio de 2022

O Grupo Municipal
do Pessoas – Animais – Natureza

António Morgado Valente
(DM PAN)