Denúncia de colocação de sal nos passeios da freguesia de Santa Clara
Foi-nos denunciada a colocação de sal nos passeios na freguesia de Santa Clara. Esta prática ainda usada no concelho de Lisboa, e eventualmente noutros concelhos, tem consequências na salinização de solos, não sendo, portanto, uma prática ecologicamente sustentável.
Não obstante a situação descrita poder ser responsabilidade da Junta de Freguesia, ou entidade terceira, e alheia à Higiene Urbana da Câmara Municipal de Lisboa (CML), vem o Grupo Municipal do PAN requerer a V.a Ex.a nos termos da alínea g) do artigo 15o do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, que solicite à Câmara Municipal de Lisboa esclarecimento escrito sobre os seguintes pontos:
1- Se a autarquia tem conhecimento da prática acima referida?
2- Em caso afirmativo, que métodos estão a ser colocadas em prática pela CML, por forma a adotar controlos de infestantes de forma ambientalmente responsável por toda a cidade?
3- Existem directrizes ou manuais de boas práticas relativamente à implementação de controlo de infestantes através de modelos já provados eficazes, tais como, por exemplo, a monda térmica ou mecânica?
Lisboa, 31 de março de 2020.
O Grupo Municipal
do Pessoas – Animais – Natureza
Miguel Santos – Inês de Sousa Real