AçoresAmbienteAnimaisJustiçaLocalidadeParlamento AçorianoSaúde e AlimentaçãoTouradas

A produtividade de apenas um Deputado

Tradicionalmente, o número de cadeiras no Parlamento era considerado um fator determinante para a influência de um partido. No entanto, o PAN/Açores desafia essa noção, mostrando que é possível fazer a diferença apenas com um representante – uma situação que pode despertar os demais partidos a valorizarem a produtividade e a qualidade em prol do benefício da comunidade açoriana.

O facto de o PAN/Açores liderar em iniciativas aprovadas é um indicativo de que as nossas propostas encontram aceitação num ambiente político cada vez mais diversificado.

O sucesso do partido reflete uma mudança de paradigma na política contemporânea. Durante décadas, os tradicionais partidos deixaram de lado matérias como os direitos dos animais, a sustentabilidade ambiental ou o direito social mais progressista. No entanto, a crescente consciencialização da sociedade relativamente a essas questões tem impulsionado a necessidade de uma representação política nessas áreas. Ao pôr fim ao abate de animais de companhia, o PAN/Açores demonstrou um compromisso claro com a proteção e o bem-estar animal.

Mas não só de iniciativas sobre a causa animal se forma o nosso partido. A atribuição do subsídio de risco, dependente ainda das promessas vãs do Governo Regional, ou o aumento do ordenado aos Bombeiros dos Açores foi não só o reconhecimento merecido àqueles que arriscam as suas vidas diariamente em prol da população, como também uma forma justa de compensar esses profissionais pelo trabalho árduo que desempenham. Ao garantir condições mais adequadas aos bombeiros profissionais estamos, simultaneamente, a investir na qualidade do serviço prestado à população. 

No âmbito social, o PAN/Açores marcou a diferença ao ver aprovada a iniciativa que visa o alargamento da Via Verde do AVC, com a implementação de aparelhos TAC em todas as ilhas dos Açores, por forma a fornecer um diagnóstico adequado – uma medida que proporcionará um diagnóstico mais preciso e rápido, permitindo a adoção de tratamentos adequados e salvando vidas.  Ainda na área da Saúde, a implementação do rastreio do cancro do pulmão junto da população de alto risco foi um passo importante para a deteção precoce e, consequentemente, para a melhoria dos resultados de saúde da população mais suscetível à contração de carcinomas pulmonares.  

Há também a destacar o fim das quotas de avaliação dos funcionários da Administração Pública Regional (SIADAPRA), que classificava de forma desigual as competências dos trabalhadores e servia de entrave à progressão na carreira.  

Por fim, importa realçar o trabalho desenvolvido pelo PAN/Açores no âmbito da proteção ambiental, nomeadamente através da aprovação da Moratória à Mineração em Mar Profundo, que reforça a necessidade de demonstrar que a exploração desenfreada dos recursos marinhos pode trazer consequências graves e duradouras para a biodiversidade e equilíbrio dos ecossistemas marinhos. 

Todas estas conquistas são um reflexo da dedicação e do compromisso do PAN/Açores em representar os interesses nas mais variadas áreas, e são a prova de que, mesmo com uma representação parlamentar reduzida, somos capazes de dar resposta às preocupações do povo que representamos. 

Com a plena consciência de que este é um lugar de servidão ao povo açoriano, continuaremos a trabalhar em prol do bem comum, para providenciar aos açorianos soluções efetivas para os problemas por eles enfrentados.