Cinco dias após coligação, Chega e IL terem chumbado a iniciativa conjunta do PAN/A e PS/A que pretendia o reforço das políticas climáticas na Região, Presidente do Executivo anuncia evento sobre as alterações climáticas, alegando ser necessário plano vocacionado para a proteção civil.
Durante o Seminário “Mitigação e adaptação as alterações climáticas nos Açores”, o Presidente do Executivo anunciou a realização de um encontro internacional sobre as alterações climáticas referindo que: “Importa projetarmos para o exterior, chamando o mundo até nós e explicar não só as preocupações de que somos vítimas, mas também o nosso bom exemplo de moral e ética ambiental que temos no que diz respeito à nossa intervenção pelo controlo da ação climática.”.
O PAN/A lamenta que o exemplo mencionado pelo Presidente seja apenas teórico e oportunista, pois quando chega à altura de ter ações concretas, demonstram apenas um comportamento conservador alienado da realidade.
Essa incongruência fica explanada no chumbo da iniciativa do PAN/A, apresentada em conjunto com o PS/A, que definia o rumo a seguir em matéria de ação climática, transpondo para a nossa realidade insular um conjunto de medidas e metas para a mitigação do impacto das alterações climáticas.
O Deputado Pedro Neves lamenta que “Para o Governo de Bolieiro, o combate às alterações climáticas faz-se com a promoção de eventos e palestras.” e defende que “Agora, e já com ampla delonga, é hora de actuar e impor medidas efectivas que combatam os efeitos e a intensificação das alterações climáticas.”