O PAN/Açores votou favoravelmente a anteproposta de lei que exorta o Estado a atribuir o subsídio de insularidade aos elementos das forças de segurança que são colocados e prestam serviço na região.
O diploma aprovado contará ainda com um conjunto de propostas de alteração apresentadas pelo PAN/Açores, maioritariamente de cariz não pecuniário, como a atribuição de dias de férias suplementares e capacidade de resposta nas creches e estabelecimentos de ensino para os filhos destes profissionais.
“Estamos a registar um aumento da criminalidade nos Açores, mas o número de efectivos tende a variar em sentido inverso, resultando não só no aumento do sentimento de insegurança da nossa população mas também do risco a que os elementos estão sujeitos”
Pedro Neves
À atribuição deste suplemento poderá juntar-se ainda a majoração do subsídio de risco para os profissionais das forças e serviços de segurança, proposta pelo PAN/Açores e aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa Regional em Julho deste ano.
Contudo, o partido entende que apesar da possível atribuição destes suplementos remuneratórios e regalias não pecuniárias, poderá haver um bloqueio da tutela, mesmo para os profissionais que queiram exercer a sua actividade na região, conforme já decorre actualmente e que tem repercussões na capacidade de resposta das esquadras e na manutenção da segurança pública.
Temos que dar condições para que estes profissionais queiram, mas sobretudo se possam fixar nas nossas ilhas e aqui prestarem serviço.”
Pedro Neves