RegionaisRegionais Madeira 2023

PAN alerta para a solidão dos idosos e defende maior oferta de lares e processos de entrada mais rápidos

PAN alerta para a solidão dos idosos e defende maior oferta de lares e processos de entrada mais rápidos

Os candidatos do PAN às Eleições Regionais da Madeira estiveram hoje na freguesia de Santo da Serra, no concelho de Santa Cruz. Mónica Freitas, cabeça de lista do PAN, quis falar com os idosos desta localidade, vetados ao isolamento e à solidão devido à falta de infraestruturas de apoio e acolhimento. O PAN defende maior oferta de lares de idosos, nomeadamente em sítios rurais como o Santo da Serra, e a agilização dos processos de entrada nestas estruturas.

“Em zonas mais rurais e afastadas da cidade, como o Santo da Serra, os idosos acabam por ficar muitas vezes sozinhos e entregues a si próprios. O Governo Regional promete já há muito tempo que vai criar um Lar e Centro de Dia nesta localidade. Contudo, parece não haver vontade para avançar com a sua construção. Propomos que sejam adotadas medidas específicas de combate às situações de pobreza e isolamento, de modo a aumentarmos a qualidade de vida dos nossos idosos”, afirma Mónica Freitas, cabeça de lista do PAN.

O PAN defende a reabilitação de edifícios devolutos para lares de idosos, de modo a se aumentar a oferta, principalmente em sítios rurais e mais isolados, como no Santo da Serra. O partido quer ainda uma maior agilização dos processos de entrada nestes lares e residências e a criação de uma Comissão de Proteção à Pessoa Idosa.

Hoje, os candidatos do PAN andarão a percorrer as ruas do Porto da Cruz, com o objetivo de ouvir a população e transmitir a mensagem de defesa dos direitos das pessoas, valores de proteção ao meio ambiente, dos direitos animais e de um desenvolvimento sustentável que consideram essenciais para o futuro da Região.