Cultura e DesportoLisboaSaúde e Alimentação

PAN quer transformar Lisboa num circuito desportivo para toda a população

No ano em que Lisboa é a Capital Europeia do Desporto, o Grupo Municipal do PAN apresenta, na Assembleia Municipal de Lisboa, uma recomendação para a criação do circuito “Lisboa Ativa” que, através de caminhos pedonais e ciclovias, ligue os distintos parques verdes e equipamentos desportivos de Lisboa, permitindo à população fazer exercício físico em qualquer lugar da cidade. 

Na proposta, que será apresentada e votada hoje, o PAN propõe que este circuito, a par das ciclovias, tenha ligação aos transportes públicos, disponibilização de pontos de água a cada 5 km e balneários a cada 10 km, bem como quiosques de alimentação saudável ao longo do percurso, devendo este estar adaptado a todas as faixas etárias e garantir a acessibilidade. 

O Grupo Municipal do PAN propõe ainda a criação de um cartão de utilizador “Lisboa Ativa”, que permitirá, mediante o pagamento de uma taxa variável, que a população tenha acesso a todos os equipamentos desportivos, balneários e cacifos existentes no circuito e à rede de bicicletas partilhadas GIRA. 

Desta forma, como explica a proposta apresentada, será possível “treinar para o triatlo, começando em Belém e acabando, por exemplo, no Parque das Nações, iniciando-se numa das várias piscinas municipais, passando por corredores verdes e por pontos de abastecimento de água”.

“Sabe-se que as principais razões que levam as cidadãs e cidadãos de Lisboa a não fazerem exercício físico – essencial à saúde e bem-estar – são a dificuldade em gerir a sua agenda e o tempo que demoram a deslocar-se até às instalações”, começa por explicar a deputada Inês de Sousa Real. “Este circuito vem dar resposta a estas dificuldades, oferecendo uma densa rede de possibilidades, que se adequa facilmente às dinâmicas e rotinas de cada pessoa. Os lisboetas poderão fazer exercício em qualquer local de Lisboa, a qualquer hora, usufruindo, assim, de todo o potencial que a cidade tem para oferecer”, conclui. 

Recomendação para consulta aqui