Almada

Recomendação – Pela adoção de Fogos de Artifício Silenciosos

CONSEGUIMOS aprovar a nossa recomendação sobre a adoção de fogos de artifício silenciosos nas celebrações do Município de Almada, apesar dos votos contra do PSD, que tem o pelouro do ambiente e do bem-estar animal, e do CDS-PP.

Com esta recomendação pretendíamos alertar para a necessidade de proteger os mais vulneráveis, crianças, idosos, doentes e animais. A nossa voz foi ouvida, mas sabemos que existe ainda um longo caminho pela frente.

Celebrações sim, mas com respeito por todos, a começar pelos que são mais vulneráveis. Este é o compromisso que pedimos.

Estes são os pontos que o PAN Almada propôs e que foram todos aprovados:

1. O desenvolvimento de uma campanha de sensibilização sobre os impactos negativos da utilização de artefactos pirotécnicos nas festas e celebrações do concelho, nomeadamente no ambiente, nas pessoas mais vulneráveis e nos animais; (Votos contra PSD e CDS-PP)

2. A realização de um estudo sobre a possibilidade de adoção de fogos de artifício sem ruído ou de menor impacto sonoro nas celebrações do município; (Votos contra CDS-PP)

3. A preferencial utilização de formas mais ecológicas de celebração e sem poluição sonora e ambiental, como o video mapping e o laser; (Votos contra PSD e CDS-PP)

4. A eliminação do uso de segmentos de fogos de artifício mais ruidosos que são normalmente utilizados no início e no final das celebrações, visando a redução do limite máximo de decibéis utilizados; (Votos contra PSD e CDS-PP, Abstenção PS)

5. O estabelecimento de locais de lançamento de fogo de artifício que acautele o bem-estar de pessoas e animais, longe de parques, abrigos e canis para animais, bem como de hospitais ou outras instituições onde se encontrem pessoas mais suscetíveis de sofrerem com o ruído (Votos contra PSD e CDS-PP e abstenção PS).