Lisboa

Requerimento – Denúncia de erros na aplicação ePark da EMEL

Denúncia de erros na aplicação ePark da EMELD

No seguimento de uma denúncia que chegou ao Gabinete do Grupo Municipal do PAN, tomámos conhecimento de que a aplicação de estacionamento da EMEL – ePark – que tem um sistema de GPS associado para efeitos de pagamento do respetivo tarifário, não está a identificar corretamente a zona do estacionamento dos veículos, o que tem conduzido a várias queixas e reclamações por bloqueios indevidos de veículos.

No caso concreto que nos foi participado, quando a munícipe chegou à Rua Marquês da Fronteira, onde tinha estacionado o veículo e carregado a aplicação com o máximo permitido para aquela morada até às 19H00 do dia 27/02, constatou que o mesmo se encontrava bloqueado, tendo inicialmente assumido de que se trataria de um erro pelo que aguardou pela chegada dos funcionários da EMEL.

No mesmo local, dia e hora, a munícipe relata ainda que se apercebeu de três outros veículos bloqueados na mesma zona exatamente pelo mesmo motivo.

Assim que exibiu ao funcionário da EMEL a aplicação aberta no telemóvel para comprovar que tinha efetuado o pagamento e informar que se deveria tratar de um erro, aquele imediatamente contrapôs que o estacionamento tinha sido pago na zona errada porque o GPS não tinha identificado corretamente a zona da rua onde estava estacionada. Reclama a munícipe explicou que o ponto de localização estava corretamente posicionado, no entanto a aplicação assumiu a zona errada, circunstancia que desconhecia.

Por seu turno, o funcionário da EMEL reiterou que qualquer erro da aplicação era da total responsabilidade do utilizador, tal como está espelhado nos Termos e Condições da aplicação que referem que a EMEL não se responsabiliza por:

  1. Atrasos, interrupções, erros, interferências, suspensão, perdas, não receção, receção incompleta ou parcial, de comunicações eletrónicas;
  2. Anomalias, falhas e avarias do funcionamento do Serviço ePark ou do sistema eletrónico, informático, de servidores, de rede ou de telecomunicações que suportem direta ou indiretamente o Serviço ePark. 

Da presente situação já terá sido apresentada queixa a diversas entidades, designadamente:

. EMEL: na loja e através da Provedora do Cliente, uma vez que o site da EMEL apresenta um erro sempre que se tenta apresentar uma reclamação

. Deco

. Portal da Queixa

. Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária

. Livro de Reclamações online que não permite a identificação da EMEL, pelo que foi apresentada reclamação “um serviço da CML”, que ficou de a enviar para a EMEL mas que até à presente data ainda não respondeu

Em face do exposto, vem o Grupo Municipal do PAN requer a V.ª Ex.ª, nos termos da alínea g) do artigo 15º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, que solicite à Câmara Municipal de Lisboa esclarecimento escrito sobre as seguintes questões:

  1. Se têm conhecimento da presente situação e, em caso afirmativo, qual a resposta que foi dada à munícipe?
  2. Qual o seguimento dado às reclamações apresentadas em situações análogas à exposta?
  3. Que medidas estão a ser adotadas para corrigir a aplicação da EMEL de modo a evitar a ocorrência de erros ou anomalias semelhantes ao que aqui descrevemos?

Lisboa, 26 de março de 2019

O Grupo Municipal do Pessoas – Animais – Natureza
Miguel Santos Inês de Sousa Real