RegionaisRegionais Madeira 2023

Mónica Freitas e Marco Gonçalves apelam ao voto no PAN por uma Região mais justa, mais igualitária e mais próspera para todos/as

Mónica Freitas e Marco Gonçalves apelam ao voto no PAN por uma Região mais justa, mais igualitária e mais próspera para todos/as

Em discurso no PAN FESTIVAL, esta quarta-feira, Mónica Freitas encorajou os que querem uma Região Autónoma da Madeira mais sustentável, próspera, ética e inclusiva a votar PAN no dia 24 de setembro e comprometeu-se a representar na Assembleia Regional todos os que se sentem marginalizados e esquecidos. O PAN FESTIVAL, que juntou várias associações no Jardim Municipal do Funchal para uma tarde de ativismo e diversão, contou ainda com um discurso do mandatário Marco Gonçalves, que não tem participado nas ações de campanha por ter sofrido uma queda que o deixou hospitalizado.

“Somos um grupo jovem com muita garra e vontade de fazer a diferença. Representamos o sonho e a esperança de construir um mundo melhor”, afirmou a cabeça de lista do PAN. “Juntas e juntos podemos criar uma Região Autónoma da Madeira onde todos prosperem, independentemente da idade, do género ou da origem. O poder para fazer diferente está nas nossas mãos. Temos de acreditar que é possível”.

Marco Gonçalves, mandatário do PAN e número dois da lista, alertou para a necessidade de a Região da Madeira escolher um novo rumo, de forma a se conseguir operar as mudanças na Região que, apesar de prometidas, nunca foram feitas. Apelou ao voto no PAN para se eleger uma voz “nova e vibrante” para a Assembleia Regional, a única que pode “criar uma Madeira mais justa, mais igualitária e mais próspera para todos”.

“Durante mais de quatro décadas, foram prometendo uma melhoria, mas essa mudança nunca chegou. Em vez disso, vemos uma concentração de poder que sufoca a democracia”, afirmou o mandatário do PAN. “Votar no PAN é dizer «basta» a décadas de estagnação, à falta de progresso e a um desenvolvimento insustentável. Votar no PAN é dizer «sim» a um futuro onde todos têm a oportunidade de prosperar, onde todos têm acesso a uma habitação digna e onde a voz do povo será ouvida e respeitada”.

O PAN propõe várias medidas para fazer face aos diferentes problemas da Região, disponíveis no site do partido (https://pan.com.pt/eleicoes/madeira-2023-eleicoes-regionais/madeira-2023/), entre as quais se destacam:

Para os jovens, o PAN defende a implementação de programas de habitação para jovens em risco de pobreza e a reabilitação de espaços públicos inutilizados para Centros de Juventude, que dinamizem atividades em conjunto com as associações.

Para os idosos, o PAN propõe a criação de uma Comissão de Proteção à Pessoa Idosa e a construção e reabilitação de mais lares e residências, com um valor de renda definido mediante os rendimentos mensais de cada pessoa, para os quais os idosos possam levar o seu animal de companhia.

Para as famílias, o PAN quer o reforço das medidas de apoio a mães e pais trabalhadores com filhas ou filhos com deficiência ou doença crónica ou oncológica, o aumento da licença para assistência a filhos e a redução do tempo de trabalho.

Para as mulheres, o PAN defende uma estratégia regional contra todas as formas de discriminação e intolerância e uma gestão mais eficaz da rede de casas de abrigo destinadas às vítimas de violência doméstica e aos seus filhos.

Para a comunidade LGBTQIA+, o PAN propõe implementar programas específicos na comunidade escolar, voltados para professores e alunos do 1º ano ao 12º ano, e a criação de WC privados sem discriminação de género em edifícios públicos.

Para os animais, o PAN quer alargar a tutela penal a todos os animais sencientes, reforçar o quadro sancionatório, suspender a compra e venda de animais de companhia enquanto existirem para adoção, implementar programas de vacinação gratuita e reduzir o IVA aplicado à alimentação e cuidados médico veterinários.

Por fim, o partido defende ainda a implementação de uma taxa turística em toda a Região e a bonificação das pessoas que mantenham arvoredo nos seus terrenos como medidas para proteger o meio ambiente e garantir o crescimento sustentável da Região.

O PAN FESTIVAL contou com a presença da Associação de Defesa Animal Madeira Sanctuary, da Associação de Amigos das Artes Teatro Metaphora, da Plataforma AZIA e da associação de dança oriental árabe Ana Farhana. O evento começou com uma aula de zumba, conduzida por Sofia Ferreira. Seguiu-se uma performance artística ativista da Drag Queen La Aura e um espetáculo de dança do ventre. A música ambiente esteve à responsabilidade do DJ Andy Lux.

Os candidatos do PAN, que seguem em campanha com o mote “O voto que faz diferença”, estarão amanhã num comício em São João Latrão para dar a conhecer as propostas do PAN para os desafios da Região Autónoma da Madeira.