A Associação CRESCER, que se dedica a trabalhar na promoção da inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade na comunidade, foi fundada em 2001 por um coletivo de profissionais motivadas/os para trabalhar na área da intervenção comunitária.
O respeito e a defesa dos direitos humanos, a integração comunitária, a participação ativa de todas e todos na sociedade, bem como a promoção da capacitação e autonomização de públicos vulneráveis são objetivos que estiveram presentes ao longo destas duas décadas de trabalho, nas quais foram vários os programas implementados na cidade de Lisboa, muitos dos quais com metodologias inovadoras em Portugal, sendo exemplos disso os espaços Drop-In e o programa É UMA CASA, Lisboa Housing First.
O trabalho da Associação CRESCER permitiu ajudar um largo número de pessoas em situação de vulnerabilidade – pessoas consumidores de substâncias psicoativas, pessoas que se prostituem, pessoas em situação de sem-abrigo ou migrantes -, assegurando que estas cidadãs e cidadãos têm acesso ao apoio e acompanhamento que lhes é devido.
Na área da prevenção e redução de comportamentos de risco, a Associação CRESCER detém o projeto É UMA RUA, Ocidental e Oriental e o Drop-In Espaço Âncora. No apoio a pessoas em situação de sem-abrigo, detém os projetos É UMA CASA, Lisboa Housing First, É UMA RUA, Lisboa Centro Sul e o É UM RESTAURANTE. No apoio a pessoas refugiadas, a CRESCER promove os projetos NO Border, Refu’In e MARHABA.
A forma próxima e empática como atuam diariamente as equipas da CRESCER reflete-se nos inúmeros casos e histórias de sucesso, o que tem sido reconhecido e distinguido com a atribuição de diversos prémios ao longo dos anos, nomeadamente: o Prémio Gulbenkian para a Coesão, em 2018; a Medalha de Ouro do Prémio dos Direitos Humanos 2019, da Assembleia da República; o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, com o projeto É UMA CASA, Lisboa Housing First, e o Prémio Caixa Social da Caixa Geral de Depósitos, com o projeto É UM RESTAURANTE, em 2020; mais recentemente, em 2021, o Prémio SILVER pelo novo projeto É UMA MESA, atribuído pela FEANTSA – Working Together to End Homelessness in Europe.
Importa ainda destacar o papel determinante que a Associação CRESCER desempenhou – e continua a desempenhar – desde o começo da crise epidemiológica provocada pela COVID-19 em Portugal no apoio incansável a centenas de pessoas que perderam as suas casas e foram empurradas para as ruas de Lisboa, bem como a pessoas vulneráveis com comportamentos de risco, procurando garantir a sua segurança.
Assim, o Grupo Municipal do PAN propõe que a Assembleia Municipal de Lisboa, na sua Sessão Extraordinária de 6 de julho de 2021, delibere:
- Saudar os 20 anos da Associação CRESCER e o trabalho desenvolvido pelas pessoas em situação de maior vulnerabilidade na cidade de Lisboa;
- Remeter a presente deliberação à Associação CRESCER, à Câmara Municipal de Lisboa, ao Ministério da Saúde e ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Lisboa, 23 de junho de 2021
O Grupo Municipal do
Pessoas – Animais – Natureza,
Miguel Santos – Inês de Sousa Real