Comemora-se a 29 de abril o Dia Mundial da Medicina Veterinária, data que pretende assinalar e saudar os mais de 2 milhões de veterinários espalhados pelo mundo.
Este ano a Associação Veterinária Mundial (WVA) e a HealthforAnimals anunciaram que a bandeira do Dia Mundial da Medicina Veterinária assenta na promoção da diversidade, equidade e inclusão da profissão veterinária, através da remoção das barreiras e melhoria da inclusão destes profissionais por meio de políticas e práticas adequadas.
Relembramos o estudo do Centers for Disease Control and Preventions[1] que revela que, nos Estados Unidos da América, a taxa de suicídio é 3,5 vezes mais alta entre médicas veterinárias do género feminino e 2,1 entre médicos veterinários do género masculino, do que no resto da população, sendo a ansiedade e a depressão consideradas comuns entre estes profissionais. O mesmo estudo aponta como principais causas para os níveis elevados de ansiedade e episódios depressivos o excesso de trabalho, as responsabilidades de gestão de clínicas, as expetativas dos clientes, as reclamações, o mau equilíbrio entra a vida pessoal e profissional e a prática da eutanásia.
Ser médico veterinário é lidar com a dor de animais e também com a dor dos seus tutores.
O Grupo Municipal do PAN quer neste dia relembrar uma medida do nosso Programa Eleitoral, mas também do programa Eleitoral da Coligação Novos Tempos: a construção de uma Clínica Veterinária Municipal.
Em 2018, o PAN apresentou a 27 de fevereiro nesta Assembleia uma Recomendação para a construção desta estrutura, que foi aprovada apenas com o voto contra de um único partido: o Partido Socialista.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Acreditamos que é agora que se encontram reunidas as condições necessárias para se contruir um equipamento que dará resposta a muitos munícipes que não conseguem neste momento comportar os custos veterinários, acabando muitas vezes por abandonar os seus animais.
Assim, o Grupo Municipal do PAN propõe que a Assembleia Municipal de Lisboa, na sua Sessão Ordinária de 9 de maio de 2023, delibere:
1. Saudar o Dia Mundial da Medicina Veterinária e todos os veterinários e veterinárias, assim como os demais profissionais que colaboram com o seu trabalho diário;
2. Dar conhecimento deste voto à Ordem dos Médicos Veterinários, ao Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários, à Casa dos Animais de Lisboa, ao LxCras e à Quinta Pedagógica dos Olivais.
Lisboa, 29 de abril de 2023
O Grupo Municipal
do Pessoas – Animais – Natureza
António Morgado Valente
(DM PAN)
Este voto foi aprovado na Assembleia Municipal de Lisboa por unanimidade.
[1] https://www.cdc.gov/media/releases/2018/p1220-veterinarians-suicide.html