Somos um partido de causas. O PAN é o único partido assumidamente ambientalista e animalista, profundamente empenhado na melhoria da qualidade de vida das pessoas e na defesa dos direitos sociais e humanos, no combate às alterações climáticas e na proteção de todos os animais da cidade. Lisboa é também a nossa causa!
Desde 2013, o PAN encontra-se representado na Assembleia Municipal e, posteriormente, também nas Assembleias de Freguesia de Arroios e de Penha de França, trabalhando em estreita proximidade com a população e em prol da cidade de Lisboa.
Lutamos por mais e melhor habitação. Uma maior aposta e investimento em habitação municipal, com recurso à reabilitação do património devoluto. É essencial a revitalização da cidade, e impedir que se continue a esvaziar da sua população. Habitação para todas e todos, com rendas que as pessoas possam pagar.
Lutamos pelo defesa da igualdade, da não discriminação, da inclusão, e por uma cidade arco-íris, que respeite os direitos das pessoas LGBTI+. Lutamos por mais respostas que apoiem as pessoas vulneráveis – as pessoas em situação de sem-abrigo, pessoas sozinhas, vítimas de violência doméstica, pessoas idosas e famílias carenciadas.
Lutamos por uma cidade voltada para as/os jovens, que promova o acesso à educação, às atividades de tempos livres, à cultura, ao desporto e que garanta o acesso à habitação. Lutamos por uma cidade que seja segura, sustentável e mais viva para deixarmos às gerações futuras.
Lutamos pelo fim da tauromaquia no Campo Pequeno e pela reconversão deste espaço, abrindo-o a toda a cidade e à verdadeira cultura e arte. Pelo programa CED em todas as freguesias, por uma verdadeira política de esterilização animal, por programas de adoção, apoios às associações zoófilas e cuidadoras/es dos animais. Pela reconversão dos delfinários, do Jardim Zoológico e de outros espaços onde os animais vivem toda a sua vida em cativeiro em santuários que acolham animais que não possam ser devolvidos ao meio natural.
Lutamos contra o abate indiscriminado e inexplicável das árvores e contra as podas abusivas que, ramo a ramo, árvore a árvore, hipotecam o nosso futuro, destruindo também os abrigos das mais diferentes espécies animais. Lutamos por um Parque Florestal de Monsanto que seja intocável!
Lutamos pela proteção do Rio Tejo. O Tejo é parte identitária da cidade. Lisboa é a sexta cidade europeia mais poluída por navios cruzeiro. Urge cumprir as metas do acordo de Paris, zelar pela saúde das pessoas e do ambiente. Por isso, iremos reduzir de forma significativa o número de navios cruzeiro que atracam em Lisboa, e que são também um elemento que descaracteriza a nossa cidade, implementando no imediato o princípio do poluidor-pagador, cujas receitas devem reverter para a descarbonização deste tipo de transporte.
Lutamos por um novo paradigma de mobilidade, que apresente uma oferta melhorada, eficiente e integrada dos transportes públicos e que promova a mobilidade suave, com eixos clicáveis desenhados de forma integrada e eficiente. Por uma cidade que seja devolvida às pessoas, onde todas e todos possam circular em segurança.
Lutamos pelo cumprimento integral da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Pelos que se encontram em situação de maior vulnerabilidade socioeconómica, sejam pessoas em situação de sem-abrigo, isoladas, doentes ou em situação de carência, e pelas crianças e famílias. Pela defesa de Lisboa como um ecossistema único, respeitando a preservação da sua biodiversidade e meio natural, contribuindo assim para um Planeta mais vivo.
Queremos fazer parte da solução. Queremos uma Lisboa mais justa, empática, sustentável, verde, amiga de todos os animais, que esteja preparada para os grandes desafios que nos esperam. Queremos lutar por esta cidade que nos une, e tu podes fazer a diferença. O futuro de Lisboa está nas tuas mãos. Dia 26 de setembro, Vota PAN!