AmbienteLisboa

Voto de Saudação pelo Dia Mundial da Monotorização da Água

No passado dia 18 de setembro celebrou-me o Dia Mundial da Monitorização da Água instituído em 2003 pela American´s Clean Water Foundation no intuito de sensibilizar e envolver os cidadãos na proteção dos recursos hídricos do Planeta, convidando-os a monitorizar a água do local onde habitam.

A ONG EarthEco International promove nesta data um desafio – EarthEco World Water Monitoring Challenge, como método de incentivo à utilização de um kit de teste, que lhes permite analisar os recursos hídricos afetos ao respetivo local de habitação devendo, posteriormente, compartilhar os dados recolhidos.

Cerca de um milhão e meio de pessoas de 146 países aderiram a esta iniciativa, tendo sido recolhidas cerca de 80 mil amostras de água. Este ano a recolha de amostras está prevista para os dias 20 a 22 de setembro.

A água é um recurso limitado e indispensável à vida do Planeta. Segundo a ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Água e de Resíduos), em média cada português utiliza diariamente 186 litros de água potável, sendo que para ingestão, as pessoas consomem apenas cerca de 2 a 3 litros por dia. Este é um recurso natural que deve ser preservado e cuidado e não deveria ser desperdiçado como tem sido até aqui.

Em vários pontos do globo, a água que corre nas torneiras não é potável. Recorrendo às palavras de uma turista da América Latina de férias em Lisboa “vocês não sabem a sorte que têm de poder beber água diretamente da torneira sem correr riscos”.

Dado o exposto a Assembleia Municipal de Lisboa, reunida em 20 de setembro de 2022, ao abrigo do disposto no artigo 25.º/4, n.º 2, alínea k) do Anexo I da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, delibera:

  1. Saudar o Dia Mundial da Monitorização da Água, celebrado a 18 de Setembro;
  2. Saudar todas e todos os trabalhadores que diariamente exercem as suas funções garantindo que a água para consumo cumpra os níveis exigidos de qualidade;
  3. Dar conhecimento do presente voto à EPAL (Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA) e à EARSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos).

Lisboa, 20 de setembro de 2022

O Grupo Municipal

do Pessoas – Animais – Natureza

António Morgado Valente

(DM PAN)