Cultura e DesportoLisboa

Voto de Saudação pelo Dia Mundial das Bibliotecas aprovado por unanimidade

As bibliotecas são centros de saber, de conhecimento e de partilha. Foram-no ao longo da história e devem ganhar um novo relevo neste período pós pandemia.

As memórias do passado sempre ocuparam o seu espaço, com promoção de troca de opiniões, saberes e experiências.

A necessidade de obtenção de informação fidedigna alcançada sem intermediários constantes e comentários tendenciosos (que surgem à rapidez da luz nas redes sociais e na internet em geral) deve continuar a permanecer nos livros e no restante acervo bibliotecário, ainda que possa e deva ser acompanhada de informação digital credível.

O gosto pela leitura deve ser cultivado nos mais jovens, bem como a capacidade de criação e a possibilidade de desenvolverem um espírito crítico que lhes servirá no futuro. Precisamos de cidadãos informados, com opiniões próprias e fundamentadas. O fim do distanciamento em relação à leitura deve, por isso, assumir um lugar prioritário nas políticas públicas num país em que cada vez se lê menos.

Acresce que a promoção do património literário, num ambiente de partilha, é coerente com uma política de sustentabilidade ambiental, mas também social e económica.

Lisboa tem uma rede de bibliotecas que serve várias freguesias colocando à disposição dos interessados um catálogo online que permite a pesquisa de vários títulos e publicações. Mas sendo as Bibliotecas, ainda que itinerantes, espaços que contribuem para uma sociedade informada, deveriam ainda promover com regularidade atividades que estimulem o gosto pela leitura.

Uma cidade em permanente mudança, multicultural, deve pugnar pela difusão da língua portuguesa deve acompanhar o redesenhar de uma Lisboa etnicamente mais rica. A diversidade, a integração e o respeito pelo outro devem coabitar num país sem palavras proibidas.
Dado o exposto a Assembleia Municipal de Lisboa, reunida em 5 de julho de 2022, ao abrigo do disposto no artigo 25.4, n.º 2, alínea k) do Anexo I da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, delibera:
Saudar o Dia Mundial das Bibliotecas;
Saudar e homenagear todas(os) as(os) suas/seus profissionais e colaboradores:
Dar conhecimento deste voto à rede de Bibliotecas Públicas da Cidade de Lisboa;

Lisboa, 5 de julho de 2022,

O Grupo Municipal
do Pessoas – Animais – Natureza

Isabel do Carmo
(DM PAN em regime de substituição)